//www.alumnidayhospital.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Vascular.jpg

Tratamento das Varizes e Telangiectasias (vasinhos)

O que são varizes?

Varizes são veias dilatadas, tortuosas e alongadas que causam alterações funcionais da circulação venosa do organismo.

As varizes é uma das doenças vasculares mais freqüentes e atingem cerca de 50% da população acima de 50 anos e 30% das pessoas com 30 anos em média. Tem origem hereditária. A gravidez, uso de anticoncepcionais e postural (ficar muito tempo em pé e sentado) agravam os sintomas das varizes.

Elas podem se apresentar em diversas formas: apenas como minúsculas linhas avermelhadas serpentinosas (os famosos vasinhos ou telangiectasias), ou mais calibrosas azuladas (varizes de médio calibre) ou ainda com nódulos que saltam o plano da pele (varizes de grosso calibre).

Normalmente, acometem bem mais às mulheres, devido a influência dos hormônios sexuais femininos, gravidez e menor massa muscular que os homens. Existe também uma tendência geneticamente determinada em algumas pessoas e, se na família apresenta algum caso de varizes, o risco de apresenta-las é bem maior.

Quais são os sintomas?

• Dores nas pernas;
  • Queimação nas pernas e plantas dos pés;
  • Inchaços, especialmente nos tornozelos;
  • Prurido ou coceira;
  • Cansaço ou sensações de fadiga;
  • Peso nas pernas e câimbras;
  • Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
  • Agrupamentos de finos vasos avermelhados.

Podem ainda provocar manchas escuras e inflamações (como as flebites que ocorrem na parede dos vasos).

Quais os fatores de risco para varizes?

Vários são os fatores que aumentam a chance de varizes, sendo a hereditariedade (que passa de pais para filhos) o mais importante. Porém, outros fatores como a gravidez, hormônios (principalmente ou uso de anticoncepcionais e a terapia de reposição hormonal para a menopausa) ou ficar muito tempo em pé ou parado (por exemplo, balconistas, professores, vendedores etc.) também são fatores de risco importantes para o desenvolvimento de varizes.

Como as veias varicosas são tratadas?

Existem vários tratamentos para as varizes, que devem ser indicados de acordo com cada caso.

Uma avaliação com o Cirurgião Vascular é fundamental, para saber em que estágio se encontram suas varizes e qual o tratamento mais adequado.

O tratamento pode ser clínico, escleroterapia (Aplicações), microcirurgia com anestesia local e cirurgia para varizes.

Agende uma consulta com nosso Cirurgião Vascular.

Mastologia
//www.clinicaluizanchieta.com.br/wp-content/uploads/2015/04/mastologia-over.jpg
Cirurgia Plástica
//www.clinicaluizanchieta.com.br/wp-content/uploads/2015/04/plastica-over.jpg
 Responsável Técnico
 Dr. Luiz Osorio Anchieta Neto
 Ginecologia e Obstetrícia
 CRM/SP: 67473/RQE:42698

Atendimento Online
Fale Conosco Agora!
Fale com um de nossos consultores pelo WhatsApp agora!